segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quais carreiras demandam preparação com maior antecedência? Saiba mais!


Se você está buscando salários maiores com mais benefícios no serviço público, independentemente da formação exigida, se apenas nível médio ou nível superior completo, esse é com certeza o seu caso. 
Nesse mercado de concursos, o salário é proporcional ao volume de conteúdos programáticos exigidos. Nos cargos da Receita Federal, Banco Central, Tribunais de Contas, Ministério do Trabalho, entre outros que oferecem salários em torno de R$ 13.000, para nível superior, e R$ 4.500, para nível médio, o esforço de preparação é proporcional ao salário. Para ter uma ideia, abra o último edital de auditor fiscal da Receita Federal, olhe a quantidade de disciplinas cobradas e o volume de conteúdos em cada uma delas. Mesmo sem conhecer bem os assuntos tratados, a impressão é que não é humanamente possível passar em um concurso desses. Para te acalmar, posso dizer que se fosse impossível não haveria ninguém contratado nesses cargos e isso sabemos que não é verdade. Muito menos os que hoje ocupam essas vagas são seres sobre humanos com capacidade intelectual muito acima da média. O que posso garantir é que para passar para uma dessas vagas é necessário esforço, força de vontade, técnica, planejamento e, acima de tudo, estudar com antecedência. Nesse tipo de concurso, é impossível iniciar os estudos com a publicação do edital, não haverá tempo hábil nem para ler todo o conteúdo, que dirá estudar e fazer questões de provas anteriores, que é fundamental para a sua preparação. Sendo assim, estudar com antecedência, planejar um estudo de médio prazo, é a única forma de alcançar a sua aprovação. Existem alguns princípios que sugiro que siga para garantir um melhor desempenho.
Inicie seus estudos com disciplinas básicas, ou comuns a vários outros concursos. Mesmo focando em um concurso especifico, é muito importante que em preparação haja a possibilidade de uma saída estratégica para outros concursos que prestará como experiência ou mesmo como uma possibilidade de emprego intermediária até a conquista da vaga e do salário dos seus sonhos. Na nossa vida, nem tudo é previsível e muitas vezes demanda uma mudança de rumo de última hora. Se estiver preparado para isso, é muito melhor. As disciplinas básicas, que são cobradas na maioria dos concursos são: português, direito constitucional, direito administrativo e, dependendo da área, informática e matemática. Estude a teoria e faça questões de provas anteriores para ter consciência do nível de cobrança exigida nas provas que já foram aplicadas. Ao esgotar essas disciplinas, no lugar de simplesmente parar de estudar e partir para as próximas disciplinas deixe um tempo destinado a continuar fazendo questões dessas disciplinas. Isso mantém seu cérebro trabalhando e fixando conteúdos já estudados.
O seu desempenho melhora com o tempo. Hábito de estudo não se conquista de uma hora para outra, é construído com esforço e dedicação. Dessa forma, manter a autoestima e o foco são fundamentais na preparação. Normalmente uma disciplina passa a fazer sentido quando você já está mais avançado no estudo. Isso, se não for levado em consideração, pode derrubar qualquer candidato levando-o a desistir antes de perceber a evolução no processo de aprendizagem. Medir o desempenho é fundamental para perceber o conteúdo que você agrega com os estudos. A medida é simples: fazer questões de provas anteriores do concurso e mesmo da banca organizadora. Elas servirão para te mostrar que conteúdos tem mais facilidade e quais são seus pontos fracos, possibilitando um ajuste de rumos e de tempo de estudo em cada uma das disciplinas. Para manter a autoestima no lugar, sugiro começar os estudos com duas ou três disciplinas e dedicando um tempo maior em cada uma delas, com isso vencerá mais rapidamente essa fase inicial onde o desempenho não avança como você gostaria.
Crie um planejamento de estudo. Esse é um exercício bastante interessante de fazer. Crie uma planilha com os dias da semana divididos em horas e agende nessa planilha todos os compromissos que possui. Depois dessa planilha criada, é abrir um tempo diário para se dedicar aos estudos. Isso pode ser feito melhorando a eficiência em que realiza seus compromissos ou reduzindo a frequência de alguns deles. Não é aconselhável iniciar os estudos reservando um número de horas diárias muito grandes. Para quem está um tempo sem estudar, começar com uma meta muito agressiva, além de não ajudar, vai interferir negativamente na sua autoestima. Se você não estava estudando e hoje resolveu estudar três horas consecutivas, vai perceber que, no mínimo, metade desse tempo será perdido olhando para um ponto na parede. Definir, no início, metas conservadoras por semana ou quinzena e assim que forem alcançadas propor novas mais ousadas, é uma estratégia que acelera a preparação, mas também respeita seus limites. 
Bom, pessoal, agora é se organizar e estudar para realizar o sonho de ser um servidor público bem remunerado.
 Fonte:.Sidneyrezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário