O Banco Central do Brasil realizou no decorrer deste ano, concurso público para 500 vagas em cargos de nível médio e superior para lotação em várias cidades do país. Serão preenchidas 400 vagas no cargo de Analista e 100 vagas para função de Técnico, empregos que exigem ensino superior e médio, com remunerações de R$ 13.595,00 e R$ 5.158,00, respectivamente, com reajuste na remuneração a partir de 2014.
O concurso esteve a cargo do Cespe/UnB e contou com 88.589 inscritos, que foram avaliados por meio de provas escritas objetivas e discursivas. As provas ocorreram no dia 20 de outubro de 2013, contando com 120 questões versando sobre conhecimentos gerais e específicos (01 ponto cada), com gabaritos divulgados 2 dias após a etapa, além de 01 prova discursiva valendo de 0 a 50 pontos. Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato necessita ter pontuação de, no mínimo, 20% do total de pontos da prova de conhecimentos gerais, 30% do total de pontos da prova de conhecimentos específicos, e 30% dos pontos na soma das questões de conhecimentos gerais e específicos.
É válido lembrar que as provas do Cespe/UnB possuem metodologia própria de pontuação, sendo que cada alternativa correta soma um ponto, cada erro subtrai um ponto e cada alternativa deixada em branco ou marcada em ambas as alternativas, não acrescenta nem desconta a pontuação.
O resultado preliminar das provas escritas será divulgado no dia 14 de novembro de 2013, contabilizando a soma de pontos obtidos pelos candidatos aprovados na prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos. O resultado final será a soma da nota obtida na etapa objetiva com a prova discursiva, além da nota de prova de títulos (apenas para cargos de nível superior). O resultado estará acessível também, na íntegra, no portal Resultados Concursos, que acompanha todas as publicações.
Concurso BACEN Analista e TécnicoSegundo a organizadora do concurso, Cespe/UnB, foram recebidas 88.589 inscrições, sendo 47.635 para cargo de nível médio (Técnico) e 40.954 para emprego de nível superior (Analista). Maior concorrência é para Técnico na área de Suporte Técnico-Administrativo em Porto Alegre-RS que tem demanda de 1.160 candidatos por vaga ofertada. No geral, das 500 vagas ofertadas para ambos os cargos, Brasília-DF tem o maior número de inscritos, totalizando 67.060 candidatos para 428 vagas - Veja edital do concurso.
Além da prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos, haverá etapas de sindicância da vida pregressa e programa de capacitação para ambos os cargos. O Programa de Capacitação ocorre em Brasília-DF e terá carga horária total de 120 horas presenciais, em tempo integral, com atividades nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.
Aprovados serão lotados nas cidades de Brasília-DF, Belém-PA, São Paulo-SP, Porto Alegre-RS ou Salvador-BA, conforme opção feita no ato da inscrição, e deverão permanecer no local de lotação por prazo mínimo de três anos, podendo participar de processos de mobilidade para transferência entre regionais somente após esse período.
Validade do concurso do Banco Central será de 9 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário