terça-feira, 3 de setembro de 2013

Professor de Rio Preto dá dicas de como se preparar para concursos



Conquistar estabilidade no emprego, garantir benefícios ao longo da carreira e uma boa aposentadoria são alguns dos principais benefícios que os concurseiros pensam na hora de prestar um concurso público. Mas não é fácil conseguir uma vaga no funcionalismo público. Para chegar até ela, especialistas dizem que é preciso encontrar tempo e disposição para estudar, fazer sacrifícios e estar disposto a enfrentar concorrência.
O professor Luís Fernando Segala, que dá aula em um curso preparatório em São José do Rio Preto (SP), garante que para ter sucesso na prova, além de estudar, o candidato precisa trabalhar o lado emocional. “O lado emocional é maior até que a parte de estudo. Acho que o pessoal estuda mais para manter a calma e chegar lá consciente que está sabendo de tudo”, afirma o professor.
Para ele, o importante também é aproveitar o tempo livre que tem em casa para estudar, além de fazer algum curso preparatório. “O cursinho organiza a vida do candidato, por meio do edital do concurso, além de estudar os órgãos que fazem a prova. Nossa função é dar dinâmica ao estudo”, diz Segala.
A expectativa do governo é que até o final do ano sejam oferecidas mais 130 mil oportunidades em concursos por todo país. Na região noroeste paulista estão abertas mais de 200 vagas para cargos no Detran, Departamento Estadual de Trânsito e prefeituras municipais.
A prefeitura de Araçatuba (SP), por exemplo, começa nesta terça-feira (3) um processo de licitação para contratar a empresa que vai realizar um concurso público para selecionar 145 servidores municipais. A maioria das vagas será para a Secretaria de Educação e serão contratados professores, agentes de desenvolvimento infantil e supervisores de ensino, entre outros cargos. Haverá também vagas para dentista, biólogo, telefonista e guarda municipal. A prova ainda não tem data para ser realizada. Confira os concursos abertos para a região e todo o país.
Estabilidade no emprego, salário e interessante e oportunidade de crescimento são os principais fatores que levam um número cada vez maior de brasileiros ao interesse pelo concurso público. E os candidatos já sabem, para conquistar uma vaga é preciso estudo e dedicação. Por isso é na sala de aula onde muitos se preparam. Em um curso preparatório em Rio Preto 200 alunos focados num só objetivo.
Entre os livros e as apostilas, Lucas passa horas e horas concentrado. Recém-formado em relações internacionais, o jovem de 21 anos deixou de lado a profissão e resolveu se dedicar aos estudos para alcançar outra meta. “Eu quero entrar no cargo público logo, mas continuar prestando concursos com melhores cargos e conseguir chegar a um patamar para ter um bom salário e uma vida estabilizada”, afirma.
Se depender do incentivo da mãe, a diretora de escola Adriana de Paula Silva, em breve Lucas vai se tornar funcionário público. Adriana já passou em três concursos, começando como professora e hoje é diretora de escola. “Tem de ter disciplina, não é sorte, é merecimento. Ver o nome na lista de aprovados é a melhor parte”, diz a mãe. 
Ter o nome na lista de aprovados é o que eles mais querem. O estudante Leonardo Matias Queiroz está se empenhando para isso. Ele concluiu o ensino médio e agora sonha com uma vaga de agente de trânsito. “Estou estudando bastante, de dia e noite, não tem tempo ruim. Quero o cargo de oficial estadual de trânsito e quem sabe mais para frente ser um agente e fazer uma boa faculdade”, afirma o estudante.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário