Estudar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de concurso público que requer muita dedicação e força de vontade. É preciso sacrificar o tempo livre para mergulhar em livros, apostilas e materiais de estudo. E na hora de se preparar vem a grande dúvida: estudar sozinho ou em grupo? Esta, com certeza, é uma dúvida de vários concurseiros.
Atualmente mais de 7 milhões de pessoas estudam para concurso no Brasil.
O presidente da Rota dos Concursos, Hélio Guilherme, diz que para estudar sozinho e dar certo, é preciso ter material de qualidade e disciplina. “A vantagem de estudar em grupo é que você se sente motivado por saber que não está só. Já sozinho, o concurseiro precisa de se orientar em sites especializados e apostilas”, disse.
Hélio explica ainda que o estudo individual é imprescindível e deve anteceder o estudo em grupo. "Primeiro o aluno revisa a matéria sozinho para começar a assimilar o conteúdo. O ideal é que tenha o auxílio de um vasto material e só depois ele deve levar o tema para discutir em grupo", orienta.
Exemplos
Maria Célia Fernandes estuda há oito meses para concurso. Ela afirma que para ter resultado, é necessário tempo para se dedicar e disciplina, por isso, prefere estudar sozinha. “Escolhi estudar sozinha, porque gosto de me concentrar e acho que acompanhada acabo perdendo a linha e o foco. Acredito que rendo mais estudando dessa maneira’’, explica.
Já a concurseira Gabrielle Vieira, diz que cada método tem a sua vantagem, mas que em qualquer um deles é preciso ter objetivo definido. “Ter foco é muito importante, mas estudar em grupo também tem as suas vantagens pois quando surge dúvidas você pode tirá-las com o colega ou tentar encontrar respostas juntos. Mas é preciso disciplina, porque se você for amigo da pessoa, você não estuda, só conversa ’’, argumenta.
Fonte: A critica.Net
Fonte: A critica.Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário