segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DEDETIZAR ou DETETIZAR: o que usar?


Para insetos, ambas as opções não são desejadas, mas o que iremos discutir aqui são duas coisas: 1) Qual a grafia adequada da palavra: DEDETIZAR ou DETETIZAR e  2) A expressão utilizada "AMBOS OS DOIS".

1) "da substância Dicloro Difenil Tricloretano, ou, mais especificamente, de sua siglaDDT (ou D.D.T), surgiram os neologismos dedetização, dedetizado, dedetizador, dedetizar, dedetizável, todos hoje aceitos como palavras de nosso léxico pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, que é quem tem a responsabilidade legal de editá-lo, em cumprimento à vetusta Lei Eduardo Ramos, de n° 726, de 8 de dezembro de 1900, listando, assim, os vocábulos de nosso idioma, consolidando-lhes a grafia e classificando-os por gênero e por categoria morfológica."
"Na esteira do que ocorreu com outros neologismos, dedetizar, originariamente, significava aplicar DDT. Seu conteúdo semântico, porém, extrapolou os limites de seu significado, e a substância passou a representar toda e qualquer substância similar, a exemplo do que se dá com gilete cotonete. Assim, aplicar toda e qualquer substância similar, ainda que não fundada no princípio ativo do Dicloro Difenil Tricloretano, passou a ser dedetizar. É por isso que, hoje, embora vedado seu uso em nosso país, vêem-se, aqui e ali, as empresas dededetização, que podem aplicar diversas substâncias com idêntico objetivo, mas seguramente não utilizam DDT."

Portanto, devido a sigla D.D.T, a palavra criada adequada para utilização é DEDETIZAR.

2) O significado etimológico original de "ambos" é "todas as coisas". "Ambidestro", por exemplo, é quem usa todas as mãos com a mesma facilidade. Como, porém, só temos duas mãos, o termo passou a ser associado a "duas coisas", "dois elementos".

Logo, utilizar a expressão "AMBOS OS DOIS" caracteriza-se como pleonasmo vicioso, um vício de linguagem que consiste numa redundância inútil e desnecessária de significado em uma sentença. Somente a expressão AMBOS já expressa o significado de todos os dois.

Portanto: o adequado neste caso seria dizer: "AMBAS AS OPÇÕES NOS SÃO ERRADAS, NOBRE COLEGA!"

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário