terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vamos resolver questões de tipo e gênero textual?




Vamos exercitar o que aprendemos sobre tipo e gênero textual? Amanhã sairá o gabarito comentado. Aguardem! E agora, mãos na massa!

(CESPE/UnB-2009/TCU) Julgue os seguintes itens com base na organização do texto abaixo.

O termo groupthinking foi cunhado, na década de cinquenta, pelo sociólogo William H. Whyte, para explicar como grupos se tornavam reféns de sua própria coesão, tomando decisões temerárias e causando grandes fracassos. Os manuais de gestão definem groupthinking como um processo mental coletivo que ocorre quando os grupos são uniformes, seus indivíduos pensam da mesma forma e o desejo de coesão supera a motivação para avaliar alternativas diferentes das usuais. Os sintomas são conhecidos: uma ilusão de invulnerabilidade, que gera otimismo e pode levar a riscos; um esforço coletivo para neutralizar visões contrárias às teses dominantes; uma crença absoluta na moralidade das ações dos membros do grupo; e uma visão distorcida dos inimigos, comumente vistos como iludidos, fracos ou simplesmente estúpidos.
Tão antigas como o conceito são as receitas para contrapor a patologia: primeiro, é preciso estimular o pensamento crítico e as visões alternativas à visão dominante; segundo, é necessário adotar sistemas transparentes de governança e procedimentos de auditoria; terceiro, é desejável renovar constantemente o grupo,de forma a oxigenar as discussões e o processo de tomada de decisão.

2. A sequência narrativa inicial, relatando a origem do termo “groupthinking” (linhas1-2), não caracteriza o texto como narrativo, pois integra a organização do texto predominantemente argumentativo.

3. Apesar de a definição de “groupthinking” (linhas 4-7) sugerir neutralidade do autor a respeito desse processo, o uso metafórico de palavras da área de saúde, como “sintomas” (linha 7), “receitas” (linha 12) e “patologia” (linha 12), orienta a argumentação para o valor negativo e indesejável de groupthinking.

(CESPE/UnB-2008/Ministério da Saúde)
Cuidados para evitar envenenamentos
Mantenha sempre medicamentos e produtos tóxicos fora do alcance das crianças;
Não utilize medicamentos sem orientação de um médico e leia a bula antes de consumi-los;
Não armazene restos de medicamentos e tenha atenção ao seu prazo de validade;
Nunca deixe de ler o rótulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento;
Evite tomar remédio na frente de crianças;
Não ingira nem dê remédio no escuro para que não haja trocas perigosas;
Não utilize remédios sem orientação médica e com prazo de validade vencido;
Mantenha os medicamentos nas embalagens originais;
Cuidado com remédios de uso infantil e de uso adulto com embalagens muito parecidas;
Erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais;
Pílulas coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor
adocicados despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças; não estimule essa curiosidade; mantenha medicamentos e produtos domésticos trancados e fora do alcance dos pequenos.
Internet: <189.28.128.100/portal/aplicacoes/noticias> (com adaptações).

4. O emprego do imperativo nas oito primeiras frases depois do título indica que se trata de um texto narrativo.

(CESPE/UnB-2010/MPU)
As projeções sobre a economia para os próximos dez anos são alentadoras. Se o Brasil mantiver razoável ritmo de crescimento nesse período, chegará ao final da próxima década sem extrema pobreza. Algumas projeções chegam a apontar o país como a primeira das atuais nações emergentes em condições de romper a barreira do subdesenvolvimento e ingressar no restrito mundo rico.
Tais previsões baseiam-se na hipótese de que o país vai superar eventuais obstáculos que impediriam a economia de crescer a ritmo continuado de 5% ao ano,em média. Para realizar essas projeções, o Brasil precisa aumentar a sua capacidade de poupança doméstica e investir mais para ampliar a oferta e se tornar competitivo.
No lugar de alta carga tributária e estrutura de impostos inadequada, o país deve priorizar investimentos que expandam a produção e contribuam simultaneamente para o aumento de produtividade, como é o caso dos gastos com educação. É dessa forma que são criadas boas oportunidades de trabalho, geradoras de renda, de maneira sustentável.
O Globo, Editorial, 12/7/2010 (com adaptações).

8. Pelas estruturas sintáticas, escolhas lexicais e modo de organização das ideias, conclui-se que predomina, no texto, o tipo textual narrativo.

(CESPE/UnB-2010/ANEEL)
Estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que, nos próximos quatro anos, os investimentos na indústria brasileira chegarão a R$ 500 bilhões, um valor 60% maior do que os R$ 311 bilhões investidos entre 2005 e 2008 (o banco não incluiu 2009, pois ainda não dispõe de dados consolidados do ano passado).
O estudo aponta forte concentração dos investimentos na exploração de petróleo e gás, não tanto no pré-sal, mas, especialmente, na cadeia econômica ligada ao óleo, como a indústria naval e a de fabricação de plataformas. Trata-se de um investimento que estimula outros setores da economia. Mas o BNDES prevê também fortes investimentos em setores voltados para atender à demanda interna,entre os quais o automobilístico.
O Estado de S.Paulo, Editorial, 30/3/2010 (com adaptações).

9. Trata-se de texto subjetivo e pessoal, em que o autor explicita sua opinião individual.

Bons estudos!

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