Vamos exercitar o que aprendemos sobre tipo e gênero textual? Amanhã sairá o gabarito comentado. Aguardem! E agora, mãos na massa!
(CESPE/UnB-2009/TCU)
Julgue os seguintes itens com base na organização do texto abaixo.
O
termo groupthinking foi cunhado, na década de cinquenta, pelo sociólogo William
H. Whyte, para explicar como grupos se tornavam reféns de sua própria coesão,
tomando decisões temerárias e causando grandes fracassos. Os manuais de gestão
definem groupthinking como um processo mental coletivo que ocorre quando
os grupos são uniformes, seus indivíduos pensam da mesma forma e o desejo de
coesão supera a motivação para avaliar alternativas diferentes das usuais. Os
sintomas são conhecidos: uma ilusão de invulnerabilidade, que gera otimismo e
pode levar a riscos; um esforço coletivo para neutralizar visões contrárias às
teses dominantes; uma crença absoluta na moralidade das ações dos membros do
grupo; e uma visão distorcida dos inimigos, comumente vistos como iludidos,
fracos ou simplesmente estúpidos.
Tão
antigas como o conceito são as receitas para contrapor a patologia: primeiro,
é preciso estimular o pensamento crítico e as visões alternativas à visão dominante;
segundo, é necessário adotar sistemas transparentes de governança e procedimentos
de auditoria; terceiro, é desejável renovar constantemente o grupo,de forma a
oxigenar as discussões e o processo de tomada de decisão.
2. A
sequência narrativa inicial, relatando a origem do termo “groupthinking” (linhas1-2),
não caracteriza o texto como narrativo, pois integra a organização do texto
predominantemente argumentativo.
3. Apesar de a
definição de “groupthinking” (linhas 4-7) sugerir neutralidade do autor a
respeito desse processo, o uso metafórico de palavras da área de saúde, como “sintomas”
(linha 7), “receitas” (linha 12) e “patologia” (linha 12), orienta a argumentação
para o valor negativo e indesejável de groupthinking.
(CESPE/UnB-2008/Ministério
da Saúde)
Cuidados para
evitar envenenamentos
Mantenha sempre
medicamentos e produtos tóxicos fora do alcance das crianças;
Não utilize
medicamentos sem orientação de um médico e leia a bula antes de consumi-los;
Não armazene
restos de medicamentos e tenha atenção ao seu prazo de validade;
Nunca deixe de
ler o rótulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento;
Evite tomar
remédio na frente de crianças;
Não ingira nem
dê remédio no escuro para que não haja trocas perigosas;
Não utilize
remédios sem orientação médica e com prazo de validade vencido;
Mantenha os
medicamentos nas embalagens originais;
Cuidado com
remédios de uso infantil e de uso adulto com embalagens muito parecidas;
Erros de
identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais;
Pílulas
coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor
adocicados
despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças; não estimule essa curiosidade;
mantenha medicamentos e produtos domésticos trancados e fora do alcance dos
pequenos.
Internet:
<189.28.128.100/portal/aplicacoes/noticias> (com adaptações).
4. O emprego do
imperativo nas oito primeiras frases depois do título indica que se trata de um
texto narrativo.
(CESPE/UnB-2010/MPU)
As projeções
sobre a economia para os próximos dez anos são alentadoras. Se o Brasil
mantiver razoável ritmo de crescimento nesse período, chegará ao final da
próxima década sem extrema pobreza. Algumas projeções chegam a apontar o país
como a primeira das atuais nações emergentes em condições de romper a barreira
do subdesenvolvimento e ingressar no restrito mundo rico.
Tais previsões
baseiam-se na hipótese de que o país vai superar eventuais obstáculos que
impediriam a economia de crescer a ritmo continuado de 5% ao ano,em média. Para
realizar essas projeções, o Brasil precisa aumentar a sua capacidade de
poupança doméstica e investir mais para ampliar a oferta e se tornar competitivo.
No lugar de alta
carga tributária e estrutura de impostos inadequada, o país deve priorizar
investimentos que expandam a produção e contribuam simultaneamente para o
aumento de produtividade, como é o caso dos gastos com educação. É dessa forma
que são criadas boas oportunidades de trabalho, geradoras de renda, de maneira
sustentável.
O Globo,
Editorial, 12/7/2010 (com adaptações).
8. Pelas
estruturas sintáticas, escolhas lexicais e modo de organização das ideias, conclui-se
que predomina, no texto, o tipo textual narrativo.
(CESPE/UnB-2010/ANEEL)
Estudo do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que, nos
próximos quatro anos, os investimentos na indústria brasileira chegarão a R$
500 bilhões, um valor 60% maior do que os R$ 311 bilhões investidos entre
2005 e 2008 (o banco não incluiu 2009, pois ainda não dispõe de dados
consolidados do ano passado).
O estudo aponta
forte concentração dos investimentos na exploração de petróleo e gás,
não tanto no pré-sal, mas, especialmente, na cadeia econômica ligada ao óleo,
como a indústria naval e a de fabricação de plataformas. Trata-se de um
investimento que estimula outros setores da economia. Mas o BNDES prevê também
fortes investimentos em setores voltados para atender à demanda interna,entre
os quais o automobilístico.
O Estado de
S.Paulo, Editorial, 30/3/2010 (com adaptações).
9. Trata-se de
texto subjetivo e pessoal, em que o autor explicita sua opinião individual.
Bons estudos!
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