A interpretação (o que está além do texto) modificando a compreensão (o que realmente deveria estar escrito no texto...OBSERVEM!Descontraindo e aprendendo...
Nenhum dos dois, caso esteja se referindo ao dito popular, pois o correto seria Vaia Roma (do verbo vaiar), mas se fizer referência ao deslocamento, o adequado é vai a Roma, pois diante de nome de cidades,países ou continentes só se usa crase quando a palavra admitir o artigo “a”. Portanto, se quiser saber se usa-se ou não crase nesses casos,faça o teste: use a expressão Venho de ou venha da” antes da palavra ou “Sou de ou sou da” Se o resultado for “de”, conclui-se que o nome não admite artigo (portanto sem crase); se o resultado for “da”, conclui-se que o nome admite artigo (o fenômeno da crase pode ocorrer). Então, no seu exemplo ficaria: Venho de Roma ou Sou de Roma, logo,nesse caso não se usa crase.
Vai à Roma ou vai a roma?
ResponderExcluirNenhum dos dois, caso esteja se referindo ao dito popular, pois o correto seria Vaia Roma (do verbo vaiar), mas se fizer referência ao deslocamento, o adequado é vai a Roma, pois diante de nome de cidades,países ou continentes só se usa crase quando a palavra admitir o artigo “a”. Portanto, se quiser saber se usa-se ou não crase nesses casos,faça o teste: use a expressão Venho de ou venha da” antes da palavra ou “Sou de ou sou da” Se o resultado for “de”, conclui-se que o nome não admite artigo (portanto sem crase); se o resultado for “da”, conclui-se que o nome admite artigo (o fenômeno da crase pode ocorrer). Então, no seu exemplo ficaria: Venho de Roma ou Sou de Roma, logo,nesse caso não se usa crase.
Excluir