quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Ortografia da Língua Portuguesa MUDOU!



O Novo Acordo Ortográfico é a unificação da grafia da língua portuguesa para os países usuários da Língua como Brasil, Portugal, Timor Leste, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guné Bissau, com a finalidade de fortalecer o prestígio da Língua internacionalmente e torná-la, posteriormente, um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), facilitando também o intercâmbio cultural entre os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
O Novo Acordo Ortográfico acarreta mudanças na grafia de apenas 0,5% das palavras do vocabulário usado no Brasil. 

Entretanto, em Portugal, esse percentual sobe para cerca de 1,6% das palavras usadas, o que representa mais que o triplo de alterações. E isso explica a maior resistência dos portugueses na adoção da nova ortografia, que, para alguns, é um mero "abrasileiramento" da língua.
O Novo Acordo Ortográfico resolve 98% das diferenças de grafia entre Brasil e Portugal. Para os outros 2%, foi criado o critério da grafia dupla ou múltipla, pelo qual se pode optar por uma ou outra grafia facultativamente.
As principais mudanças para o português escrito no Brasil são a inclusão das letras K, W e Y no alfabeto, a abolição do trema, a supressão de alguns acentos nas palavras paroxítonas e ainda a alteração nas regras de uso do hífen.



E para que você não dependa demais das tecnologias e faça suas correção por conta própria, veja nesse blog o antes e o depois do Acordo Ortográfico.


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário